segunda-feira, 16 de julho de 2012

A vida presa por um fio

Ouvi há dias uma expressão que me deixou a pensar sobre a sua veracidade.
“A vida ganha outra perspectiva e dimensão, quando sentimos que a temos presa por um fio”.
Depois de pensar sobre o assunto, algumas dúvidas me assaltaram.
Haverá só alguns que vivem nessa situação, ou seremos todos nós, aqueles que ainda vivemos?
Haverá diferença na sustentabilidade e resistência do fio que nos prende à vida?
Será que até nesta situação existe diferença rico – pobre, fraco – poderoso?
Não creio, por isso insisto com algumas questões.
Quem está mais firme no fio que o prende à vida, eu que faço tratamento com o intuito de vencer um cancro, ou o jovem robusto e saudável que perde a vida num qualquer acidente de viação?
Quem vive mais sustentável, um velhinho enfermo ou um atleta que morre em competição?
Não é de hoje que adquiri a consciência que viver é um risco permanente, e que sei ser ténue o fio que me prende à vida, mas é nessa certeza que vivo, mas com muita confiança em quem sustém esse fio que me segura.
Não é um qualquer fio. Sei que não é um daqueles usados no manuseamento de marionetas.
O fio que me liga à vida, liga-me também a outras coisas importantes e de muito valor que eu não dispenso. Esse fio dá-me a liberdade para estar na vida e vivê-la. Se fosse um grosso cabo, daqueles que usam os que pensam ter bem agarrada a sua vida, porventura não teria tanto espaço para me movimentar na vida que quero viver.
Claro que tendo a vida presa por um fio, vou ter muito mais cuidado com as “tesouras” que de mim se aproximam.

 Ps. Para que conste: O cerco à fragilidade continua.

3 comentários:

  1. O cerco à fragilidade continua, mas ainda não fechou, não está selado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim!Todos temos a vida por um fio! Não sabemos o dia em que ele rebenta!Existem os que tem neste momento o fio mais frágil, precisa de mais cuidados, mas não é por isso que o fio é mais fraco.. Quem mantem forte O fio da Esperança,da fé, do amor,da alegria,da vontade,da amizade....etc... esse fio firme faz com que o fio da vida continue forte e seguro. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer."

    Santo Agostinho

    E tu Álvaro, ainda tens um grande caminho a percorrer connosco :)
    Um grande abraço

    ResponderEliminar