sábado, 20 de junho de 2026

Sozinho mas não só

 

 

Há pessoas que gostam de estar sozinhas

Pessoas que precisam de estar sozinhas

Como eu

É que estar sozinho não significa sentir-se só

Uma coisa é não ter ninguém ao pé

Outra coisa é não ter ninguém que nos dê a mão, se for preciso

Podemos estar sozinhos sem sentir solidão

E podemos sentir-nos absolutamente sós numa sala cheia de gente

Estar sozinho não é estar só

É estar a sós

Estar a sós connosco

É sermos a nossa própria companhia

Ouvirmos a nossa voz de dentro, sem o ruído que vem de fora

E que silencia os nossos pensamentos

Estar sozinho não é ser sozinho

Estar sozinho é coisa do corpo

Sentir-se sozinho é assunto da alma

Às vezes, precisamos de estar sozinhos

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Tenho Cancro sim. E depois?

 

Tenho cancro sim. E depois?

 

Vieste de mansinho e entraste

Alojaste-te sem permissão

A tua presença não desejada

Foi motivo de preocupação.

De mangas arregaçadas

E olhar fito no futuro

Galguei barreiras nunca esperadas

Quando frágil me fiz duro.

Indesejado inquilino que eras

Avancei até seres processado

Ganhei a questão sem recurso

Um dia foste despejado.

Deixaste os sinais com que vivo

A casa jamais foi igual

As paredes continuam ao alto

Os alicerces suportam o que é mal.

Vieste mansinho e ficaste

Mas nesta disputa a dois

Avanço firme no caminho

Tenho cancro sim. E depois?

 

 

domingo, 14 de junho de 2026

Para viver em paz

 

A cada instante…

 Preciso pousar o fardo

Baixar a tensão

Descansar a mente

Repousar o corpo

Desanuviar atritos

Assentar ideias

Coordenar movimentos

Acalmar o grito

Tranquilizar o espírito

Sossegar desejos

Refrear impulsos

Travar a oralidade

Apaziguar refregas

Extinguir ruídos

Para viver em paz.

 

sábado, 23 de maio de 2026

Conquistas

 

 

Cuida do que não é visível aos olhos

É fácil pôr vasos bonitos à janela para toda a gente ver

Mas a alma é terra mais difícil de lavrar

Não há terra mais trabalhosa, nem outra mais fértil

Troca o imediato pela conquista

O fácil pelo exigente

Sê a tua própria autoridade

Manda na tua vontade

Sê o teu mestre e o teu discípulo aprende contigo

Sobe para a tua vida e olha do alto para o que construíste e para o que te falta fazer,não deixes a tua vida ao abandono.

Não te limites a formular desejos

Essa não é a fórmula, pedir desejos pode ser o primeiro passo, mas não pode ser o único

É preciso caminhar muito, os desejos moram longe

Não sigas por atalhos, querer encurtar o caminho só aumenta a distância. Não peças o que não dás

Não podes receber sem entrega

Não peças paz se ofereces conflitos

Ninguém recebe amor só porque sim

O amor não é um presente de última hora

É estar presente em todas as horas.

 

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Das minhas memórias

 

 

Acredito não ser exclusivo meu, mas acontece ficar sempre em mim

As memórias dos locais por onde passo, as boas e as menos boas

Um lugar que sempre lembro porque gostei, parecendo contraditório

O que dele ficou em mim, ou que de mim ficou nele

A Sala de Ambulatório. Serviço de Oncologia

Lembro o local como um jardim

Com flores de todas as cores, entre elas as rosas

A cor predominante era a amarela. Porquê essa cor gritante? Não sei...

Sei sim que as rosas rompiam por entre as grades do sofrimento

Embelezando a vida de quantos entravam no jardim

Nem de todos como constatei

Quando apuro os sentidos da memória lembro uma rosa

Com corpo de mulher que entrando no corredor do jardim

Vinha até mim e debruçando-se me perfumava

Hoje, embora nem tudo sejam flores

Continuo a admirar as rosas que povoam o meu caminho

São parte da minha vida, mesmo que o terreno tenha outras formas

É sobre os abismos que vão aparecendo que as rosas continuam a florir

A minha memória continua lá no local onde ressuscitei

Essas rosas da minha memória

Serão sempre o continuar de uma vida.

 

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Amor silêncioso

 

 

Deixa que te fale ao ouvido

Ninguém mais precisa saber

Não é segredo

Mas não preciso apregoar

Amo-te

Mais que a vida

Quero-te

Como só Deus sabe

Se a felicidade pudesse dizer-se

Eu di-la-ia

Como ela é consequência

Quem me vê

Reconhece que ela existe

O brilho do teu pensar

Desperta frases que te não digo

A frescura dos teus desejos

Abre crateras no meu coração

De onde salta lava incandescente

Na rotina que me nego ver instalada

Debruço o olhar em ti

Como quem bebe a pura água

Que brota da rocha fendida

E porque isto é um bem precioso

Todos deveriam saber

Mas deixa que te fale ao ouvido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 12 de maio de 2026

Trbunal de saúde

 

 

Sem nunca ter culpa formada

Fui um dia a tribunal

Os locais de audiências

Foram salas do hospital.

Nunca havendo julgamento

Eu seria sempre o réu

Não fui ouvido em depoimento

Mas o veredito surgiu.

No tempo que apanhei de pena

Cumpri com todo o rigor

Bom foi ter nos carcereiros

Um tratamento de amor.

Quando saí em liberdade

Ainda com pena suspensa

Numa reabilitação

Que desejo seja extensa.

Por ter sido bem tratado

Um carinho reconhecido ficou

Apareço a testemunhar

Porque réu por ora não sou.

Se voltar a ser julgado

Na sala do hospital

Seja qual for a pena

Bem direi o tribunal.