sexta-feira, 24 de julho de 2020

Qual o meu jogo?


Na classificação geral a vida sempre em primeiro

A vida é mais que desporto

É mais que ganhar ou perder

Deverá ser constante vitória (se me contento com pequenas vasas)

Depois é consoante o jogo que faça

Perigoso é jogar no escuro (não vendo o que se tem em mão)

Arriscar fazendo bluff 

Abusar indo a jogo sem trunfos

Por vezes mesmo quem pensa ter bom jogo empata, empata até sair derrotado

A batota, o trunfo na manga um dia é descoberto e acaba-se o jogo

Tudo apostar esperando pela sorte pode ser derrota que se liga ao azar na vida

Como jogo com a minha vida?

Como jogo a vida?

A vida é muito menos cheia de prosápia do que a morte

É uma espécie de maré pacífica, um grande e largo rio

Na vida é sempre manhã e está um tempo esplêndido e convidativo para um bom jogo em perspetiva

Ao contrário da morte, o amor, que é o outro nome da vida, não me deixa morrer às primeiras: obriga-me a pensar em Deus, o meu ás de trunfo, nas pessoas, nos animais e nas plantas de quem gosto e que um dia vou abandonar, porque há jogos que não duram sempre

Quando a vida manda mais em mim do que a morte, amo os que me rodeiam, e cresce de repente no meu coração a maré da vida.

Cada lágrima que me escorre por vezes pela cara ao adormecer, é sinal de que não usei bem o jogo que me foi distribuído

Por cada aperto de angústia na garganta que sinto quando acordo, corro à janela que abro de par em par e agradeço a Deus por mais um dia

Mas tenho alguns assomos de tristeza que me obrigam a sentar, por vezes em reflexão na minha cadeira favorita, e que me acompanha na oração, nesse jogo sem vencidos, ou na conversa com o céu que me embala o espírito

A fé levou-me a deixar para trás ideias que me assaltavam como tentação

Ei-la nas palavras que Mateus atribui a Cristo (Mt 10, 39), palavras que iluminam como um relâmpago – e resolveram na minha cabeça e no meu coração – a maneira por vezes hesitante com que lido com o jogo da minha situação.

“Aquele que conservar a vida para si, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la”.

Sem comentários:

Enviar um comentário