sábado, 30 de junho de 2012

Morreu o "zeca"

Atingiu a sua maioridade, teve uma bonita existência aqui e ali com alguns percalços, mas o Zeca foi sempre muito comedido, nunca entrou em questiúnculas, não usava de exigências, nem comida reivindicava. O Zeca alimentava-se só quando lhe punham a comida à vista, o que acontecia sempre pela manhã e dava para vinte e quatro horas. Apesar de me ter afeiçoado ao Zeca, asseguro-lhes que nem uma lágrima verti, eu tinha a certeza que tal como eu, um dia ele iria morrer. Confesso que até fiquei um pouco aliviado, é menos uma boca para alimentar, o que neste tempo de vacas esqueléticas… é que o Zeca nunca ganhou para a casa, não usufruiu nunca de subsídios, não teve direito (nem torto) a desemprego, e não chegou a ter reforma. Para os 80 ainda faltava um pouquito, pois só tinha 18 anos. Como poucos sabiam da sua existência, não participei a ninguém a sua partida, tão pouco requeri certidão de óbito, poupei nas despesas de funerárias, senão tinha que vender algum bem que não tenho, e assim eu mesmo tratei de tudo. O Zeca saiu directamente de casa para um buraco aberto no quintal. Na altura não fiz qualquer oração, mas enquanto ele viveu, foi motivo de muita admiração, e olhando o Zeca eu reflectia sobre as maravilhas que a natureza nos propiciona, e assim eu rezava. Não avisando sobre o seu desaparecimento evitei algumas lágrimas, porque tenho a certeza que há quem vá sentir mais a sua falta que propriamente eu. Sempre tão altivo e brincalhão, e morreu todo encarquilhado. Temos pena, mas o Zeca já foi. A diferença que mais se notará por cá, será o ruído que mais se ouvia durante a noite. As piruetas maravilhosas feitas pelo Zeca dentro do aquário.

1 comentário:

  1. Esta é como alguns casamentos, sai um entram trez.
    Mas deixa lá, pedes um empréstimo ao banco e se estes durarem tanto como o Zéca pagas isso rápido.No entanto espero que me convides para o enterro deles no quintal daqui a dezoito anos.
    Aquele abraço meu irmão.

    ResponderEliminar