quarta-feira, 6 de março de 2013

Nomes pouco vulgares

Quando eu era rapaz, residia perto da minha casa uma senhora que se chamava Prudência.
Não sei se por acaso, mas essa senhora tinha uma filha que se chamava Graça.
Ainda hoje conto com a amizade da Esperança, e conheço a Felicidade que há algum tempo vive no estrangeiro, por isso não posso assegurar se é ou não feliz.
Há nomes bastante sugestivos como: -Saudade, Felizardo, Próspera, Purificação, etc.
Estes são nomes que me são familiares, mas que hoje vão perdendo de moda, os que estão mais na berra são: a Teimosia, a Prepotência, a Auto-suficiência, o Poder. Então este, o Sr. Poder.está em todo o lado, fala alto tem cá uma mania e ninguém o cala.
Outros nomes há com quem eu gostaria de lidar, mas vão sendo mais escassos,casos da D. Compreenção, a Sra. Calma, a D. Razão, a Sra. Justiça, e porque não o Sr. Dever? Alguém conhece esse Sr? Claro que não, esse é nome em extinção. Hoje o que campeia é sua Excia. o Sr. Direito, toda a gente faz questão da sua companhia.
No trabalho, na família, na vida comunitária ele é rei e Senhor., eu tenho Direito, eu quero o Direito, e ai daquele que mo queira tirar. O Sr. Dever, esse finou-se.
Há alguns nomes que deixam a cambada inflamada, e qualquer faísca é causa de explosão, nem é preciso rastilho basta entrar em cena a balofa da D. Vaidade que faz inchar quem com ela convive, reduzindo tudo o resto a lixo. Nada disto aconteceria se nos fizesse-mos acompanhar pelo Sr. Respeito.
Respeito pela opinião do outro, respeito pelos pertences do outro, Respeito simplesmente pelo outro.
Onde anda vossemecê Sr. Respeito? Há tanto que não o vejo, será que foi fazer companhia á D. Tolerância e fazer morada definitiva em qualquer cemitério?
Noutra qualquer oportunidade falarei de nomes porventura mais sonantes, mas que são só isso mesmo, só fazem barulho. Por agora não os chamarei á liça, não por medo… não, esse Sr. de nada me impede, mas há momentos em que a D. Consciência faz Clic, e obriga a parar, para não embarcar com o Sr. Pessimismo, porque ainda assim prefiro andar com a minha amiga Esperança.
Esperar que haja Respeito, esperar na Solidariedade, esperar na Entreajuda, esperar no São Convívio. Esperar no Amor gente; para não nos fulminar-mos só com o olhar.
Que coisa horrível, quem são os nossos inimigos?
Ai somos amigos?
Desculpem não parece.

1 comentário:

  1. Parece-me bem continuar a tomar chá com a Dª Esperança. Por mim falo, antes a companhia dessa Srª, mesmo que muitas vezes calada, do que qualquer uma das outras que andam na moda...

    ResponderEliminar